terça-feira, 1 de maio de 2012

O Real Aprendizado


Um erudito altamente educado tinha que cruzar um largo rio, para comparecer a uma importante reunião. O vento e a correnteza do rio estavam em sentidos opostos e, dessa maneira, a viagem estava bastante lenta naquele dia. Atualmente, os eruditos possuem o hábito de falar constantemente, seja com eles mesmos – repetindo os versos das escrituras – ou seja com qualquer outra pessoa que esteja, facilmente, dentro do alcance de suas vozes. Naquele dia, particularmente, o barqueiro estava silenciosamente concentrado no ato de dirigir o barco pelo rio. O erudito, que era o único passageiro a viajar no barco, não tinha mais com quem falar e, assim, começou a conversar com o barqueiro.
O erudito perguntou: “Você sabe ler e escrever”?
O barqueiro respondeu: “Não, eu não sei ler nem escrever”.
“Você parece uma pessoa bastante estranha”, disse o erudito. “Nos dias de hoje, em cada vila, o governo estabeleceu escolas, e você deveria saber, ao menos, um pouco de leitura e escrita.”
Para passar o tempo, o erudito continuou conversando com o barqueiro. Em seguida, ele perguntou: “Você sabe tocar algum instrumento musical”?
O barqueiro respondeu: “Swami, eu não tive chance de aprender a tocar um instrumento”.
O erudito perguntou: “Bem, mas você conhece algumas das canções populares mais recentes”?
“Não, nem isso eu sei”, respondeu o barqueiro.
“Que pessoa esquisita você é! Em cada rua, há um cinema e um auto-falante ao redor, tocando os últimos sucessos. As emissoras de rádio estão repletas de gravações populares atuais. Você não deveria, ao menos, pegar um pouco da sua renda e comprar um rádio transistor barato, para escutar música?”
O barqueiro confessou: “Eu nem mesmo sei o que é um transistor”.
O erudito respondeu: “Se, nesta era moderna, você não conhece nem mesmo um transistor, você desperdiçou muito de sua vida; pelo menos, um quarto de sua vida foi despejado dentro d’água”. Ele fez uma outra pergunta ao barqueiro: “Você tem um jornal”?
O barqueiro respondeu: “Eu não tenho instrução alguma. Qual, então, a utilidade de eu ter um jornal, Swami”?
O erudito continuou: “Sem ter instrução e sem poder ler um jornal, você já desperdiçou ainda mais a sua vida. Pelo menos, a metade de sua vida foi despejada dentro d’água”.
Após alguns minutos, o erudito perguntou outra vez: “Você tem um relógio? Pode me dizer que horas são”?
O barqueiro respondeu: “Swami, na verdade eu nunca soube como ver as horas. Então, para que eu teria um relógio”?
O erudito replicou: “Veja o quanto de sua vida foi perdido. Se você não tem um rádio para apreciar a música, se você não pode ler um jornal para saber o que está acontecendo, se você não sabe nem mesmo que horas são, então três quartos de sua vida foram despejados na água”.
Nesse momento surgiu um forte vento, que rapidamente se transformou num poderoso vendaval. O barco começou a balançar de um lado para o outro, e o rio, em pouco tempo, era uma corredeira só. O barqueiro não podia mais manter o controle do barco por muito tempo. Ele perguntou ao erudito: “Swami, o senhor sabe nadar”? O erudito respondeu: “Não, eu nunca aprendi a nadar”.
Como estava prestes a cair na água, o barqueiro disse ao erudito: “Oh, Swami. Que pena! Que desperdício! Você não sabe nadar? Agora, sua vida inteira será despejada dentro d’água”.

Ao viajar através de um rio turbulento, você deve saber nadar. Sem saber nadar, todos os demais conhecimentos que possui sobre filosofia, física, química, botânica, comércio, matemática, ciência política, etc. serão inúteis. Na jornada da vida, você está viajando num rio caudaloso e imprevisível, e você deve saber como boiar e cruzar este rio. Para nadar com segurança pelo rio da vida, você deve ter o conhecimento do Atma e desenvolver um forte poder de discriminação, para saber o que é útil e o que é inútil para cruzar este rio. Se você não desenvolver uma capacidade dentro destas linhas, não haverá maneira alguma de encontrar realização na vida. Você irá se afogar no rio da vida mundana.

(Sai Baba Gita, págs 185 e 186)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.