segunda-feira, 3 de abril de 2023

O Equilíbrio da Vida

Certa vez, um velho camponês, inconformado com as incertezas do seu ofício, decidiu visitar Deus e fazer-lhe uma proposta.

Encontrando-o, disse:

"Muito bem, você criou o mundo e todas as coisas que existem. Porém, é evidente que você nunca foi camponês. Portanto, não faz a menor ideia de como é a nossa vida e como temos de lutar com a agricultura. Creio que você precisa aprender comigo. Dê-me alguns poderes e você vai ver o que farei."

Deus, placidamente, apenas indagou:

"De quanto tempo você precisa?"

O agricultor afirmou que precisava de 1 ano somente. Iria transformar tudo e erradicar a pobreza da face da Terra.

Deus concordou e entregou o poder ao agricultor.

Muito feliz, o  camponês imediatamente passou a controlar a natureza, erradicando ventos, tempestades e tudo aquilo que poderia colocar em perigo a plantação.

Assim, com o tempo completamente estável, sem as surpresas dos desastres naturais, o trigo cresceu muito mais e o agricultor mal podia esperar a primeira colheita. Foi aí que ele percebeu um grande problema... e correu de novo para Deus:

"Não consigo entender! As plantas cresceram como nunca antes, nenhuma morreu e, no entanto, os grãos estavam vazios! Qual foi o meu erro?"

Com a mesma placidez, Deus respondeu:

"Sim, você cuidou  para que tudo saísse perfeito, erradicando quaisquer desafios e quaisquer conflitos... sem isso, o trigo tornou-se vazio, impotente. Porque os desafios são absolutamente necessários em todas as áreas da vida. Agora você sabe que a alma do trigo, para florescer, precisa de tempestades, ventanias, trovões e relâmpagos... A noite é tão necessária quanto o dia... os dias de tristeza são tão essenciais quanto os dias de alegria..."

Naquele momento, o agricultor viu-se cara a cara com a própria ignorância e assimilou uma das maiores lições do universo: finalmente entendeu a função do equilíbrio...  compreendeu como as inconstâncias fazem parte da vida, do crescimento, de tudo!

(Desconheço o autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.